Fantomaticos

Porto Alegre - RS, Brasil

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon
BIOGRAFIA

Fantomaticos é uma banda de Porto Alegre, existente desde 1999. Com dois álbuns, um single e cinco vídeo-clipes lançados, já tocou em diversas cidades do Brasil, participou de festivais e em 2015 fez seu primeiro show internacional, no Uruguai.

Surgida como uma banda de amigos, logo se voltou à busca de uma expressão artística própria e ganhou notoriedade na cena alternativa de rock autoral dos anos 2000, junto de grupos como Cartolas, Pública e Apanhador Só.

Resultado deste período, o primeiro disco, “No Bosque” (2008), revela uma grande carga de experimentalismo e originalidade na composição e arranjos das canções. Seu lançamento teve repercussão nacional na mídia especializada e levou o clipe da canção “Gin” à programação da MTV.

O segundo disco, “Dispersão” (2013), apresenta a formação definitiva do grupo – cinco músicos compositores, arranjadores e cantores – e revela o amadurecimento artístico-musical na construção de um projeto conceitual que busca criar atmosferas e paisagens sonoras introspectivas e consistentes.

Sobre o trabalho, o músico Frank Jorge, ícone do rock nacional, disse: “(…) é bom escutar uma voz que busca na música uma forma de expressão tendo a noção do quanto é nobre esta possibilidade. (…) A identidade/sonoridade da banda já conta com impressões digitais próprias. A banda tem o SEU som!”

Deste álbum foram feitos quatro vídeo-clipes que integram a programação de canais como MTV, Multishow, Bis, Box Brasil, TVCOM RS e TVE-RS, com destaque para o hit “Ao Longe“. Suas canções passaram pela programação da Itapema FM, Unisinos FM, Novos Horizontes e Mínima FM e esse repertório foi apresentado ao vivo na rádio Ipanema FM.

A canção “Recorriendo“, foi remixada pelo artista inglês Midi Error e lançada na rádio BBC Shropshire (Inglaterra). O disco foi destaque na mídia nacional e internacional, como os sites Unsigned & Independent (Irlanda) e Social Radio (EUA), onde foi a primeira banda latino-americana de capa.

A banda já tocou em cidades como São Paulo (Fun House e SESC Vila Mariana), Montevideo (Bluzz Live), Curitiba (Motorrad), além dos principais palcos de Porto Alegre e interior do RS. Participou de festivais comoPsicodália (SC, 2007/2008), Tinidos (PR, 2009), Sofar Sounds (RS, 2014) eRock Rave (RS, 2009) e dividiu palco com artistas como Sérgio Dias, Graforréia Xilarmônica, Pata de Elefante, Frank Jorge, Faichecleres e Relespública.

LANÇAMENTOS
1/2
VÍDEOS
NOTÍCIAS