Novo disco de Matungo já tem nome


Já na fase final de mixagem, masterização e registros legais na Agadu (Associação Geral de Autores do Uruguai), Matungo revela o nome do seu novo disco. Gravado em Ciudad Música (Montevidéu), o álbum, que se chamará Espíritu Libre, contará com 10 canções inéditas. Além de Vandré La Cruz, somam-se ao projeto, Nico Galvan, Juan Manuel Eguiluz (Juanma) e Gai Boro (Bicho). Juanma e Bicho também assinam a produção.


"Apesar de aparecer brevemente em uma das canções do disco, Espíritu Libre foi o nome que encontramos para dar conta de toda a proposta do projeto. Somos um grupo de espirito livre fazendo canções de espirito livre." (Vandré La Cruz).

A mestiçagem musical marca do projeto Matungo segue ainda mais viva no novo álbum. "Desta vez mais como ferramenta e menos como argumento", explica Vandré.

Diferente de Vamo Matungá!, primeiro disco, que foi surpreendentemente produzido e gravado em poucas semanas, Espíritu Libre, por forças pandêmicas, foi gerado com tempo e paciência. Sobre isso, nos conta em espanhol, Bicho, co-produtor do álbum:

"La producción de Espíritu Libre fue un descubrimiento constante de lo que somos como banda y como grupo de artistas en proceso de creación. Fue un proceso bastante largo con mucha energía puesta en buscar que las palabras, melodías, armonías y ritmos se fusionen para lograr un paquete identitario que pueda reflejar de la forma mas fiel quiénes somos, qué buscamos y qué queremos decir. Creo que el resultado habla por sí solo, y claramente, es solo el principio."


Matungo é por natureza um projeto itinerante. Nasceu no sul do Brasil, deu pulos na Argentina, foi premiado na Bolívia e agora finca bandeira no Uruguai. Depois do caldeirão musical que é o primeiro disco, Juanma, que también assina a produção de Espíritu Libre, fala sobre como foi o processo de traduzir em música tanta liberdade criativa:

"El desafío fue aprender a plasmar todas las ideas que iban surgiendo. Fue un proceso de creación libre, donde fuimos aprendiendo sobrela marcha. El objetivo que teníamos en mente era que nada sea una limitante a la hora de crear".

Revelado o nome do disco, algumas características e seus protagonistas, o que se pode esperar de Espíritu Libre?

O disco ainda não tem previsão de lançamento ainda, mas o grupo promete um single nos próximos 2 meses que sairá via Ué Discos.

35 visualizações